sábado, 25 de abril de 2009


UM DOS ELEMENTOS DA CULTURA HIP-HOP – O GRAFITE.


COMO SURGIU ?


Grafite – A palavra grafite vem do italiano ¨ graffiti ¨ que é o plural de graffito - graffito significa em latim e italiano ¨ escritas feitas com carvão ¨- graffite vem da palavra ¨ greaphein ¨ que em grego significa escrever. Graffite também é o nome que se dá ao material de carbono que compõe lápis, de onde se conclui que graffite tem tudo a ver com o escrever com carvão. Graffite é um termo tão antigo quanto a velha Roma. Desde o início os artistas, são chamados de writes – escritores ,costumavam escrever seus próprios nomes ou chamar a atenção para problemas do governo ou questões sociais da realidade que vivia. Tais desenhos eram feitos em maioria em trens, porque o verdadeiro interesse do grafiteiro era colocar aquela mensagem para o maior números de pessoas pudessem ver, sem os trens, isso talvez não fosse realizado . Outra possibilidade aproveitada pelos grafiteiros para passar suas mensagens era espalhar suas grandes idéias em muros da cidade.


OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS E/OU GRAFFITI-
TRABALHA-SE HISTÓRIA,MANUSEIO DO MATERIAL, MISTURA DAS CORES , TÉCNICAS DE DESENHOS RISCOS E RABISCOS E POR FINAL A TÉCNICA DE UTILIZAR O SPRAY.

Alguns videos para acessarem



DOM TALENTO E ACUSTICO NOLEIS= VEM COMIGO



ESSA É COM O AMIGÃO DJ ZAJAZZA/LION-FRANÇA





GRAFITE NA PRAÇA TOCHETTO COM MEU AMIGO RAFAEL -LAMAFIA CREW


A GREENTIE e o projeto Hip Hop DeLuxe estão no terceiro ano de realização já tendo seu nome ligado a um publico de qualidade. Nos seus 3 anos de existência a Greentie já desenvolveu diversos projetos,e vem trabalhando com eles a cada dia. Eventos realizados em 2008 com nossa participação: *Abertura do show da banda “ O RAPPA ” no dia 09 de Maio* INTERMED ( Congresso de estudantes de medicina ) 22 a 25 de Maio* Hip-Hop Deluxe, com a cantora CAMI B. de POA no dia 28 de junho* Hip-Hop Deluxe, com Dj DEELEY do grupoDAGUEDES de POA no dia 15 de novembro.Já em 2009 a GREENTIE teve a oportunida de única de dar um grande passo para a evolução na cena hip-hop do estado e apresentar em Passo Fundo - RS, o grupo norte americano THIRD PARTY (Brooklyn - New York - USA) na turnê “Skillz to take brazil tour”. Formado por“ Hired gun, Rabbi darkside e o Dj françês Zajazza”.O grupo é conceito “ A” quando se fala em hip-hop, aclamados por nomes de peso como:Kenye West, Common e Mos Def entre outros.Casas noturnas e centros de eventosde Passo Fundo e região onde a Greentie ja desenvolveu ou participou de eventos: *Armazém Bar*Code *Ginásio de Esportes Teixeirinha*Mr.Dan Pub*Rancho 285 *Tai Tzú Lounge *Buggati pub (Ibiruba-RS) *Cama de Gato (Erechim-RS)*Casa de Pedra (Vacaria - RS)*My House Club (Tapejara-RS) *Pub S.A (Tapejara-RS) *Zappyn Bar (Palmeira das Missões) *Wilson Park Hotel (Palmeira das Missões-RS)*Kasarão (Espumoso-RS)


GREENTIE HIP-HOP ART


Djs...Zajazza - Lion - FRANÇA (hip-hop)www.myspace.com/zajazza

NoLeis (hip-hop.black-music)www.myspace.com/noleis

DoSSantos (hip-hop)www.myspace.com/dossantos86

Marava(reggae.dub)

Vj...Alex Zappa ( Hip-Hop Motion

Performace Vocal......3th Party ( Brooklyn - NY )www.myspace.com/3rdparty

UR$ fundão ( Passo Fundo - RS )www.myspace.com/domtalentors

Grafiteiros..La Mafia Crew


Projetos realizados pela GREENTIE:.

HIP-HOP DeLuxe...

HIP-HOP Dreams...

HIP-HOP na viola...

IN tha CLUB...

MANSÃO DA VERGUEIRO...

MANSÃO DO BOSQUE...

P.I.M.P in tha house...SESSIONS

STREET ART

Street art é qualquer arte feitas nas ruas, ou seja, qualquer manifestação de ordem estética ou a partir de idéias e emoções. O termo street art abrange outros demais termos como grafite, sticker arte e stencil. Muitos classificam a arte como ato de vandalismo. Com o intuito de criticar o sistema, adquirem caráter político, mas pode ser considerado também como um trabalho lúdico; a street art tem ganhado muitos adeptos.
A técnica utilizada para se fazer Street Art é, normalmente, free hand, usando spray de aerosol e pintando à mão livre, mas, fontes gráficas são usadas para se fazer stencil e stickers ( papéis coláveis ). Os trabalhos não têm desígnio de se manterem como matéria, os artistas tiram apenas fotos para provarem suas existências e, o mais interessante, são feitos para a interação do público, ganhando assim, um cunho divertido.
Banksy foi um dos disseminadores dessa arte, desenvolveu trabalhos críticos, que satirizam o sistema e ganhou “nome” por ser criativo e diferente. Suas obras são classificadas como anárquicas e tem uma levada punk; na verdade a street art em si, é punk, pois trás para o mundo, toda a transparência e obscuridade dos guetos.



As Influências que Acústico Noleis leva em sua bagagem são grandes nomes nacionais e internacionais como: D’Javan, Jorge Bem Jor, Tim Maia, Farafa Carioca, Steel Pulse, Seu Jorge, O Rappa, Bob Marley, Tom Jobim e Jazz Mattaz, o repertório do Acústico é uma viagem entre a Mpb, Reggae, Black Music, Pop Rock, Hip-Hop, Samba Rock, sua grande característica é a música de qualidade, musicas que marcaram e que vão marcar muitas gerações, o seu diferencial é a forma de expressar e executar as diversas vertentes da Música Popular Brasileira incluindo o feeling da Black-music e a energia que o reggae proporciona. Acústico Noleis já dividiu palco com grandes nomes do cenário musical, como: Adriano Trindade, Acústico Reggae, Maíti, Marcondes e a Função, Julio Serrano, Julio Bueno, Otto Gomes, Seu Madruga e Solarise.A missão desses amantes da música brasileira é a cada apresentação demonstrar através desse som, que música vai além de emoção é coração, Acústico Noleis é garantia de diversão.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Atividades desenvolvidas da Nação Hip-Hop Brasil/Passo Fundo

Elaboramos um jornal com o nome de 0 5 elemento para registrar o que é produzido na cena local, com informes, textos e poemas e mostrar que a cidade de Passo Fundo está envolvida com o movimento hip-hop.
Também participamos do II Colóquio Nacional de Direitos Humanos com a apresentações de B.Boys e uma breve fala do movimento. Promovido pelo Centro Regional de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, Faculdade Meridional, Instituto de Teologia e Pastoral e Instituto Superior de Filosofia Berthier.
A arte de rua sobe ao palco principal da 12 JORNADA NACIONAL DE LITERATURA com os elementos que representam essa cultura. Se realizou entre os dias 27 a 31 de agosto, com a presença dos escritores, críticos, pesquisadores e dos grupos artísticos.
O Convidado da tarde foi o escritor e rapper FERRÉZ. Suas obras retratam a rotina e violência na periferia paulistana. Devido ao trabalho realizado por ele e outros artistas locais, Capão Redondo vem se transformando num espaço de manifestações culturais ligado ao movimento hip-hop.
Foi realizado na praça Ernesto Tochetto o ll Seminário Municipal de Juventude com entidades que representam esse segmento.
Em parceria com a Escola Fundamental Fundação Educacional do Menor foi ministrada oficina de grafite e a história do movimento para os alunos do Projeto ESCOLA DO HOJE.
PARA NÃO PASSAR EM BRANCO E COMEMORAR O DIA DO GRAFITE NO SÁBADO 28 DE MARÇO FINAL DE TARDE NA PRAÇA TOCHETTO ACONTECEU O EVENTO RAP NA CENA, VARIOS GRUPOS APARECERAM PARA CANTAR NA SEQUENCIA COLO TAMBÉM B.BOYS E GRAFITEIROS.
Foi junto ao programa CULTURAÇÃO vinculado á secretaria de desporto e cultura que conseguimos espaço para levar cultura, informação e conscientização para a juventude periférica .Com intervenções artísticas desenvolvidas pelo grafite STENCIL ART